Surdocego acompanhando jogo do Brasil na Copa do Mundo

Confira como um deficiente auditivo e visual conseguiu acompanhar o jogo do Brasil na Copa do Mundo

Já parou para pensar como um surdocego (incapacidade total ou parcial de audição e visão, simultaneamente) acompanha uma partida de futebol? Para a grande maioria das pessoas isso poderia ser algo impossível.

Não para Hélio Fonseca de Araújo, interprete de Libras, do canal do Youtube – Hélio Surdos, que também mantém o blog Helio Intérprete.

Hélio conseguiu, através da comunicação háptica, que seu amigo Carlos acompanhasse o jogo entre Brasil e Croácia (partida válida pela Copa do Mundo FIFA 2014 com vitória do Brasil por 3 x 1). Através do Tato, Carlos que é deficiente auditivo e deficiente visual, conseguiu acompanhar os lances de jogo, onde ocorreram as faltas e até diferenciar o número das camisas dos jogadores.

Confira o que o próprio Helio escreveu e o vídeo:

Hélio Fonseca de Araújo“No dia 11/06/14 acordei pela manhã com uma vontade de chamar meu amigo Carlos (surdocego) para assistir a abertura da Copa, mas precisaria de algumas adaptações para que ele entendesse melhor! Além da Libras-Tátil optamos (a Regiane e eu) também pela comunicação háptica para passar algumas informações como :Faltas, cartões, Times, números da camisa dos jogadores entre outras!

Ao chegar na minha casa, o Carlos me relatou que durante a semana estava orando e pediu a Deus que Ele usasse alguém para ajuda-lo na interpretação do jogo da copa, e no final ele disse que Deus foi além das expectativas dele!
Espero que nós guias-intérpretes tenhamos feito o dever de casa!
 
Agradeço a Deus por me permitir ser usado por Ele!”
 
Hélio Fonseca de Araújo
Regiane Cunha Pereira
 

Fonte: Revista Galileu

Sem Comentários

Deixe um Comentário

Mensagem