10 Dicas para você se adaptar melhor aos seus aparelhos auditivos

Modelos de aparelhos auditivos

A adaptação ao uso de aparelho auditivo leva um certo tempo. Quanto mais você usa mais você vai gostar dele. A adaptação requer paciência e os resultados não são obtidos instantaneamente. Normalmente pessoas que nunca usaram aparelho auditivo colocam uma expectativa muito grande, e frequentemente podem se decepcionar, uma vez que o aparelho leva tempo para se adaptar.

1. Comece devagar e com calma

Que tal começar com conversas com uma pessoa? No inicio seria interessante praticar tendo uma conversa com apenas uma pessoa e de preferência de frente a ela, pois assim vai ser muito mais fácil de entender. Aumente gradativamente a quantidade de interlocutores.

2. Sem dor e sem desconforto

Qualquer indicio de dor ou desconforto procure sua fonoaudióloga. Os moldes (acrílico ou silicone) ou a capsula do aparelho (no caso de internos) são feitos sob medida e é normal que necessitem de ajustes. Até porque é impossível gostar de algo que machuca

3. Você tem um papel importante na adaptação

Fique atento em todas as situações que você ouve melhor e pior. Anote quais foram os benefícios do aparelho e quais sons / situações ainda incomodam. Faça um diário com detalhes e leve para a sua fonoaudióloga na próxima consulta, isso ajudará muito o trabalho dela.

4. Crie expectativas reais

Defina expectativas reais. Os aparelhos auditivos não vão restaurar a sua audição ao normal mas vão fazê-lo ouvir de maneira mais fácil e muito mais agradável novamente.

5. Algumas situações requerem tempo

Conversas em ambientes muito ruidosos (restaurantes, festas, etc) não é uma tarefa fácil no inicio de sua adaptação. Com o passar do tempo e prática, sua capacidade de ouvir nesses locais vai melhorar.

6. Preste atenção em tudo

Preste atenção em outras pistas visuais de seu interlocutor: linguagem corporal, os lábios. Tudo ajudará a entender o contexto da conversa.

7. Pratique leitura labial

Aprenda leitura labial. Os lábios fazem movimentos diferentes a cada fonema e a cada palavra. Com prática você chega lá;

8. Não perca tempo escondendo sua Perda Auditiva

Não sinta vergonha dos seus aparelhos auditivos. Lembre-se que um aparelho auditivo é mais discreto que sua perda auditiva. Não perca sua energia com isso.

9. Algumas tarefas merecem atenção especial

Falar ao telefone, assistir a TV ou ver uma palestra pode não ser uma tarefa fácil no inicio. Se for preciso procure um telefone amplificado para ajudar nas ligações telefônicas. Todos os fabricantes possuem linhas de aparelhos auditivos com conectividade para essas determinadas situações. Se informe com seu fonoaudiólogo.

10. Use!!!

Use seu aparelho auditivo. Quanto mais você usa mais rápido é sua adaptação.

Temos também este outro artigo que escrevemos sobre o que esperar dos seus aparelhos auditivos.

Gostou do nosso artigo? Gostaria de compartilhar alguma experiência conosco? Tem interesse em fazer um teste com novos modelos de aparelhos auditivos? Entre em contato agora conosco e agende uma consulta.

 

Fonte: Crônicas da Surdez

Sem Comentários

Deixe um Comentário

Mensagem