Benefícios com o uso de 2 aparelhos auditivos 

As ondas sonoras estão ao nosso redor. Essas ondas viajam desde a fonte sonora até a parte externa de cada ouvido, sendo conduzidas pelo canal auditivo até o tímpano. Seus ouvidos enviam, então, uma mensagem ao cérebro, que a interpreta e decifra o som. Por tudo isso, é muito importante que os dois ouvidos estejam saudáveis: para escutar bem, para captar e interpretar os sons com facilidade. Mais de 50% das pessoas com perdas auditivas apresentam a perda nos dois ouvidos. A adaptação binaural, que é a adaptação em ambos os ouvidos, é de fundamental importância para uma boa audição.

Localização sonora

A capacidade de localizar o som depende do bom funcionamento das duas orelhas. Imagine, por exemplo, alguém te chamando: como saber de qual direção o som vem? O som chega à orelha mais próxima milissegundos antes, com um pouco mais de intensidade. Só depois, o som alcança a outra orelha. São essas pequenas diferenças do sinal transferido da orelha ao cérebro que nos permitem tomar decisões importantes e de sobrevivência quanto à exata localização de uma pessoa que nos chama, por exemplo. É por isso que os dois ouvidos devem estar saudáveis e com a mesma capacidade. Afinal, quando um ouvido funciona melhor que o outro, as informações para a determinação rápida e confiável da origem do som são inadequadas.

Compreensão de fala em ambiente ruidoso

Ouvir com ambas as orelhas suprime o ruído de fundo, facilitando a compreensão de fala. por isso, a diferença de audição entre uma orelha e a outra é uma grande desvantagem em situações com ruídos. Usar aparelho em apenas uma orelha não trará um bom desempenho em situações com ruído. Uma grande dificuldade de compreensão da fala ocorre quando várias pessoas falam ao mesmo tempo. Isso é muito comum durante reuniões em família ou com amigos, por exemplo. Com dois aparelhos auditivos, é possível maximizar a compreensão em um ambiente com ruído.

Ouvindo com menos volume

Um som apresentado às duas orelhas é considerado mais alto do que o mesmo som, na mesma intensidade, quando apresentado somente em uma orelha. Isso significa que o usuário de dois aparelhos auditivos pode utilizar menos volume em cada aparelho. Isso produz uma audição mais agradável e com menos amplificação de ruídos de fundo, que acaba prejudicando a qualidade do som.

Ouvindo de maneira uniforme de ambos os lados

O uso de 2 aparelhos auditivos oferece melhor oportunidade de responder com precisão e segurança, independentemente se o som vier de um lado ou de outro.

  • Qualidade de som mais natural
  • Menor esforço para executar
  • Maior capacidade de ouvir e responder adequadamente
  • A informação é mandada ao cérebro através dos dois ouvidos facilitando a compreensão dos sons
  • Fornece maior sensação de equilíbrio e conforto
  • Exige menor amplificação de cada lado reduzindo estridência e distorção
  • Melhor noção de direção e localização da fonte sonora
  • Melhora o entendimento da fala em ambientes ruidosos
  • Permite ouvir sons mais baixos e mais distantes
  • Com o controle de volume mais baixo a chance de microfonia (apitos) é menor
  • 50% das pessoas com zumbido relatam melhora com o uso de 2 aparelhos
  • Usuários com adaptação binaural expressam maior satisfação do que usuários com apenas um aparelho