O que é, e o que você pode fazer para tratá-lo
Zumbido é um termo médico para a sensação de ouvir som em seus ouvidos quando nenhum som externo está presente. Na maioria dos casos, o zumbido é um barulho subjetivo, ou seja, só o paciente pode ouvi-lo. Normalmente, os pacientes descrevem o som como ” zumbido nos ouvidos”, embora outros o descrevam como assobio, murmúrio e rugido.
Também pode ser definido como toda a percepção de som na ausência de um estímulo sonoro correspondente no ambiente a sua volta, traduzindo, é um som que se percebe no ouvido ou na sua cabeça, mas que não esta sendo gerado no ambiente naquele momento.
Leia Mais: Lista de músicos famosos com problemas de audição
Zumbido no Brasil
No Brasil estima-se que cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem de zumbido, uma condição conhecida em inglês como “tinnitus”. Segundo a OMS (Organização Mundias da Saúde) no mundo são cerca de 278 milhões de pessoas com esse problema. Destes 2% tem sintomas graves e de 0,5% a 1% tem prejuízos importantes nas atividades diárias.
Apesar do nome, sabe-se que pouco se lembra “zzzzzzzzzzz”, como um enxame de abelhas. Alguns pacientes comparam com um barulho de cigarra, apito, concha, panela de pressão, chiado, cachoeira. Pode ser continuo ou intermitente e ser mono ou politonal. Pode estar presente em um ou nos dois ouvidos. A sensação pode ser de estar dentro da cabeça.
Leia Mais: Dia Nacional da Conscientização sobre Zumbido
Você sabia?
- Cerca de 50 milhões de adultos sofrem com zumbido (1 em 5)
- O Zumbido é a deficiência n° 1 em veteranos militares
- O Zumbido pode ocorrer em qualquer idade, e pode começar de repente ou progredir gradualmente
- As causas mais comuns de zumbido são:
- A exposição ao ruído (por exemplo, de caça ou de máquina de trabalho)
- Envelhecimento
- Ferimento na cabeça
- Efeito colateral de medicamentos
Causas do Zumbido
Muitas doenças podem causar o zumbido e o paciente pode apresentar um ou mais sintomas. Excesso de cera, infecções, lesões do ouvido, perda auditiva induzida por ruído também são possíveis causas do problema, entretanto diversos outros fatores que parecem não ter nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma. Curiosamente, mesmo quando não há doenças graves, o zumbido pode prejudicar a qualidade de vida do individuo e seus familiares. Independente da causa é imprescindível consultar um otorrinolaringologista.
A impressão de que o zumbido atinge mais os idosos é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a Perda Auditiva. Como esse problema atinge mais a terceira idade, ha mais ocorrências de zumbido nessa faixa etária.
Portanto o zumbido não faz ninguém perder a audição e costuma se consequência desta. O som incomodo, entretanto pode aparecer em qualquer idade, em pessoas com audição normal ou não.
Leia Mais: Incidência de zumbido entre Jovens
Os efeitos do Zumbido são reais
Como é subjetivo, o zumbido afeta as pessoas de diferentes maneiras. Para alguns, é um aborrecimento pequeno, que pode ser tratado com facilidade. Para outros, pode resultar em problemas mais graves como:
- Interrupção do sono a longo prazo;
- Alterações na capacidade cognitiva;
- Incapacidade de se concentrar ( por exemplo, execução de tarefas ou leitura);
- Estresse no relacionamento;
- Ansiedade e depressão;
- Desafios no emprego.
Tratamento do Zumbido
Embora não exista cura conhecida para o zumbido, nenhuma cirurgia ou medicamento comprovado para acabar com o zumbido em qualquer estudo clínico aceito, de acordo com a Associação Americana de Zumbido, existem maneiras de obter alívio do zumbido, incluindo aconselhamento e terapia do som. Recomenda-se que qualquer pessoa com zumbido deve consultar um médico especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) com experiência no tratamento de zumbido. Encontra um profissional em sua cidade no site da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.
Opções de Tratamento
- Correção de vicios e hábitos alimentares
- Uso de aparelho auditivo, quando existe a perda auditiva associada
- Terapia comportamental para o re-treinamento das vias auditivas (TRT: Tinnitus Retraining Therapy)
- Medicamentos
Os aparelhos auditivos podem ser uma parte efetiva em qualquer terapia de som
A terapia do som pode ser eficaz no tratamento do zumbido, pois pode tornar o zumbido menos perceptível ou mascará-lo. Os aparelhos auditivos podem ser considerados como um componente critico em um programa de terapia de som.
Ligação entre Zumbido e Perda Auditiva
A ligação entre o zumbido e perda auditiva facilita bastante o tratamento. Nesses casos, para a maioria dos pacientes, o uso de aparelho auditivo é suficiente para acabar com os dois problemas. Quando o problema não decorre de perda auditiva, tenta-se identificar a causa. Essa é uma das partes mais difíceis do tratamento, já que tirando o zumbido, o problema original pode ser totalmente assintomático.
Embora a maioria dos aparelhos auditivos possa aliviar os zumbidos, alguns aparelhos auditivos têm uma tecnologia integrada especificamente para o alívio desse incômodo. trabalhe com seu médico para ver qual é a opção certa para você.
* Referências
Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP
O TORMENTO DO ZUMBIDO – Drauzio Varella
Folheto sobre Zumbido – Starkey do Brasil / Nuear Aparelhos Auditivos
** Créditos da Imagem: G1 Bem Estar – Fone de ouvido deve ser usado com volume, no máximo, pela metade
Olá boa tarde
em abril meu esposo Ronaldo começou a se queixar de um zumbido no ouvido direito, uns 04 dias antes ele teve um pico de pressão alta, ele é hipertenso e após um desvinculamento da Universidade que trabalhava a 12 anos pelo estado, ele tem feito tratamento de depressão e ansiedade generalizada. estando inclusive de licença psiquiátrica pelo CID F33.2..
O zumbido pra ele tem sido insuportável, mudou muito ele, o deixa cada dia mais estressado, fez fez audiometria, ressonância magnética, onde o Otorrino quis descartar tumor..nos exames não aparece nada, mas ele está cada dia mais atormentado por esse zumbido.
Moramos em Sorocaba, gostaria de saber onde é possível fazer a TRT (terapia) pq ele mesmo já tem feito isso, diz que faz um esforço descomunal para eliminar o zumbido, pra ele conseguir viver.
agradeço a atenção e ajuda.
obrigada
Abigail Pena
Sofro deste mau e gostaria de saber como posso iniciar meu tratamento.Tenho zumbido nos ouvidos com ausência de som.Gostaria de saber quais os tratamentos possíveis.
Em um primeiro momento o ideal seria buscar um Otorrino.
Olá comecei a ter zumbido no ouvido direito a mais ou menos uns 15 dias por favor nós ajude pois aqui onde eu moro não tem tratamento específico e sempre vejo o Dr. Drauzio Varella com todos os seus ensinamentos e conhecimentos sei que ele pode me ajudar. Que Jesus Cristo em sua infinita misericórdia vai tocar no coração de vcs e iram entrar em contato para me ajudar. Desde já agradeço muito.
Sou de Guiratinga mt.
Pessoal. Antes de mais nada recomendo sempre procurar o tratamento médico. Tenho zumbido no ouvido há 6 meses de média intensidade. Estou procurando a causa realizando todos os exames médicos possíveis. Porém por acaso descobri que o medicamento clorazepam 1 mg por dia a noite. Tem me aliviado muito o zumbido. Meu otorrino estranhou e pediu para eu não abusar desse medicamento que causa dependência. Mas esse medicamento me trouxe aiivio. Converse com seu médico.sobre isso, não custa tentar. Boa sorte para todos nós.
Exatamente. O Zumbido infelizmente ainda não tem uma causa exata definida e em alguns casos nem cura. Cada caso é um caso e o ideal é sempre buscar um Otorrino para o mesmo fazer todos os exames necessários. O aparelho auditivo é uma opção, mas para mascaramento do zumbido. Tecnicamente o aparelho emite um som para fazer o cérebro “esquecer” que o zumbido existe. Mas ele continua lá.
ESTOU COM ZUMBITO NO MEU OUVIDO, MEU ESPOSO TB, DEVIDO STRESS, CANSAÇO, DEPRESSAO VIDA DE CORRETOR DE PLANTAO NADA E FACIL.