5 Passos para ouvir melhor (Parte 3)

Educação Pessoal

Quanto mais o paciente conhece sobre o seu tipo de perda auditiva, melhor ele estará para participar dos ajustes dos aparelhos auditivos para vários ambientes auditivos.

 

1 – O remédio mais efetivo para a perda auditiva é a educação pessoal. Você necessitará aprender tudo o que puder sobre o seu problema de audição em particular. Saber qual o tipo e o grau da sua perda auditiva, de que forma os aparelhos auditivos compensam a perda é muito importante.

2 – Que tipo de perda auditiva eu tenho? (O seu profissional da audição oferecerá essa informação de acordo com os resultados da sua avaliação auditiva)

3 – Quando você começar a usar aparelhos auditivos, o seu cérebro se surpreende ao receber sinais que já havia deixado de perceber. Até se acostumar com esses sons, você pensará:

  •                 Todas as vozes soam esquisitas;
  •                 Minha voz me incomoda, soa como se tivesse falando dentro de um barril;
  •                 Os aparelhos auditivos são ruidosos;
  •                 Minha condição melhorará com o passar do tempo?

4 – Como há muito tempo você não escuta sonos e ruídos normais, usar aparelhos auditivos será como se mudar para uma nova casa. A principio, os sons amplificados pelos seus aparelhos auditivos serão agudos, metálicos, artificiais, mas isso acontece porque você está escutando os sons da fala de frequências agudas ( como /s/, /f/, /k/, etc.), que estavam faltando ou que soavam diferente a anos.

Essa qualidade de som não natural ajudará a melhorar a sua compreensão – mas somente se você persistir com o uso dos seus aparelhos auditivos até que o seu cérebro tenha a oportunidade de se acostumar. Com o tempo e a prática, o seu cérebro se acostumará. A audição e a compreensão envolvem mais que o órgão auditivo. A sua audição é uma função complexa que requer a cooperação do cérebro e de seus outros sentidos.

5 – A compreensão ocorre em seu cérebro, não em suas orelhas. Re-acostumar o seu cérebro a sons reais é como acionar uma bomba de água, deve-se esperar o tempo necessário para que a água flua. Uma vez fluindo – o que certamente acontecerá -, terminará a parte mais difícil.

6 – A “Confusão Auditiva” é causada pela grande quantidade de sons, ruídos e vozes autênticas que entram em sua consciência de repente, após muitos anos sem escutá-los. Esses sons farão novamente parte de seu subconsciente, uma vez que seu cérebro os escuta diariamente através dos aparelhos auditivos. Por exemplo:

  •                 O toque real do telefone;
  •                 O som da sua roupa quando caminha;
  •                 O ruído do ventilador, ar-condicionado ou o som do motor da geladeira.

Aplicação

Quanto tempo você se dedicará esta semana para aprender sobre o seu problema auditivo? Você consegue explicar de maneira simples e precisa, o tipo e o grau da perda auditiva que você tem tal como foi classificado por seu profissional da audição?
 
 

*Retirado do encarte “5 Passos para ouvir melhor” da Starkey Laboratories

Sem Comentários

Deixe um Comentário

Mensagem