Quer saber um motivo muito comum na perda de aparelhos auditivos? O cão da família usa-os como um brinquedo e os mastigam. “Não é tão incomum quanto você imagina”, diz a Dra. Melissa Danchak, AuD, da Audiologia e Aparelhos Auditivos de Kos / Danchak, em Arlington, Texas. “Geralmente vemos três ou mais pessoas por mês que perdem seus aparelhos auditivos. Em janeiro, contei oito pessoas que as perderam ”.
Sua clínica distribui até 50 unidades de aparelhos auditivos por mês. Com cada prescrição, o Dr. Danchak inclui algumas sugestões e cuidados com seus novos aparelhos.
Cultivar bons hábitos com seus aparelhos auditivos é fundamental
“Geralmente, as pessoas perdem seus aparelhos auditivos porque não desenvolvem uma rotina”, disse ela. “Quando estou entregando os aparelhos auditivos, digo a eles que primeiro comecem usando seus aparelhos auditivos durante suas horas de descanso. Se eles estão em seus ouvidos, eles estão menos propensos a perdê-los. Se os aparelhos auditivos forem colocados em sua caixa / carregador quando forem removidos, eles não serão perdidos. Desenvolver bons hábitos é importante para evitar perdas ”.
Isso significa ter um trabalho extra, mesmo se você estiver cansado e quiser tirar um cochilo. É fácil derrubar os aparelhos de uma mesinha ou balcão ou ao colocá-los na pia. As mulheres devem considerar ter uma caixinha para guardar seus aparelhos auditivos em suas bolsas, para que tenham uma local de fácil identificação para guardar-los, caso precisem retirá-los quando não estiverem em casa.
“Tive um paciente que colocou seus aparelhos auditivos no bolso junto com as chaves. Quando ele tirou as chaves do bolso, adivinha o que aconteceu?”
“Eu tive outra paciente que pegou o aparelho auditivo enquanto estava lendo e colocou ao lado dos amendoins que estava comendo. De repente, ela deu uma mordida que rangia um pouco diferente. Felizmente, ela não engoliu nada.”
Aparelhos auditivos se encontram nos lugares mais estranhos
Pode acontecer dos aparelhos auditivos caírem acidentalmente das orelhas. Um paciente disse a Dr. Danchak que encontrou seu aparelho auditivo vários meses depois no fundo da lava-louças, enquanto outro disse que ela refez os passos e encontrou o aparelho auditivo em um estacionamento. Incrivelmente, ambos ainda estavam funcionando.
Mas o maior motivo para a perda de aparelhos auditivos? Dr. Danchak disse que é porque o cachorro da família usa-o como um brinquedo e o mastigam. “É isso que vemos com mais frequência”, disse ela. “O que mais enfatizo é colocar os aparelhos auditivos em um lugar seguro quando eles não estão sendo utilizados – especialmente se você tiver um cachorro.” Você pode não tem um cachorro, mas se você visitar alguém que tenha, lembre-se disso e seja consciente. Caso seja necessário tirar os aparelhos, certifique-se de guardá-los muito bem. “Você não quer que seu animal engula uma parte do aparelho auditivo.”
O cuidado com as baterias também devem ser lembrado. As baterias dos aparelhos auditivos são minúsculas, assim como as encontradas em diversos outros dispositivos eletrônicos, e podem ser tentadoras para animais de estimação e crianças pequenas. Se você suspeitar que uma criança tenha ingerido uma bateria, leve-a imediatamente para o hospital.
Portanto, desenvolva bons hábitos para armazenar seus aparelhos auditivos quando eles não estiverem em seus ouvidos, verifique se eles se encaixam com segurança e converse com seu profissional de saúde auditiva sobre quaisquer problemas que você possa ter. Se tiver interesse entre em contato e agende uma avaliação auditiva conosco.
*retirado do artigo “The dog ate my hearing aid! Surprising ways people lose their hearing aids”