Cada vez mais fabricantes de aparelhos auditivos estão produzindo modelos recarregáveis. Mas será que faz sentido na hora da compra colocar como característica principal do aparelho o fato de ser recarregável ou o foco ainda deveria estar nos seus benefícios em si?
Existem dois tipos de baterias de aparelhos auditivos atualmente: Baterias descartáveis ou baterias recarregáveis. Na maioria das vezes, as baterias descartáveis ainda são a opção mais comum, embora cada vez mais fabricantes de aparelhos auditivos estejam produzindo aparelhos auditivos recarregáveis.
Com a quantidade de baterias utilizada no mundo, todo ano, faz sentido colocar como característica principal aparelhos auditivos recarregáveis? Isso depende, diz Tim Cross, especialista em aparelhos auditivos e proprietário da Earzlink Hearing Care, em Hillsboro, Ohio. O foco da compra de um aparelho auditivo deve estar nos benefícios do instrumento em si, não em suas características, ele diz.
“Todo o resto é igual, se você pode obter os mesmos benefícios com um produto que é ou não é recarregável, recarregável pode ser uma grande vantagem. Mas isso não é algo que você recebe porque seu amigo a possui. ”
O que é um aparelho auditivo recarregável?
Os aparelhos auditivos recarregáveis possuem baterias que não requerem remoção regular, em comparação com aparelhos auditivos com baterias descartáveis tradicionais. Em vez de remover as baterias, você encaixa seus aparelhos auditivos todas as noites em uma unidade de carregamento, semelhante à maneira como os smartphones são recarregados.
Posso simplesmente trocar as pilhas?
Trocar para pilhas recarregáveis de aparelhos auditivos é mais complicado do que simplesmente ir a uma clinica e comprar pilhas recarregáveis no tamanho correto. Você pode encontrar as baterias e uma estação de carregamento correspondente, mas elas podem não ser compatíveis ou confiáveis com o seu aparelho auditivo atual.
Em vez disso, a melhor coisa que você pode fazer é conversar com sua fonoaudióloga sobre a compra de novos aparelhos auditivos já equipados com baterias recarregáveis. Lembre-se de que não haverá tantas opções disponíveis para você.
“A grande maioria dos aparelhos auditivos não foi projetada para ser recarregável pelo fabricante inicialmente”, disse Cross.
Então, como você decide se os aparelhos auditivos recarregáveis são adequados para você? Conhecer as vantagens e desvantagens dos aparelhos auditivos recarregáveis pode ajudar bastante a você, e sua fonoaudióloga pode ajudar a escolher o melhor estilo para você.
Vantagens do uso de baterias recarregáveis
- Longa vida útil
As gerações atuais usam baterias de íon de lítio, que podem suportar uma carga de até 30 horas e duram anos antes de serem substituídas.
“É muito melhor do que eram no passado”, disse ele. Gerações anteriores usavam baterias de níquel-hidreto metálico, que duravam menos de um ano. As baterias de zinco e prata – as primeiras usadas em aparelhos auditivos – duraram apenas seis meses antes de serem substituídas.
Enquanto isso, os aparelhos auditivos com pilhas descartáveis precisam de pilhas novas a cada poucos dias ou semanas, dependendo do modelo do aparelho auditivo.
- Mais seguro para as crianças
As pilhas descartáveis são extremamente perigosas se engolidas acidentalmente por animais de estimação ou crianças. Aparelhos auditivos recarregáveis não representam esse risco, a menos que todo o aparelho auditivo seja engolido (o que pode acontecer).
- Mais fácil de manusear
Pessoas que têm problemas de destreza ou que não querem se preocupar em comprar e trocar constantemente baterias podem se beneficiar do uso de aparelhos auditivos recarregáveis. Isso ocorre porque as baterias descartáveis tendem a ser pequenas e a embalagem pode ser difícil de manipular.
“Se retirar o lacre de uma bateria e não deixá-la cair, ou conseguir encaixá-la no compartimento, é difícil para alguém, então recarregáveis seria uma grande vantagem”, disse Cross.
Um paciente de 90 anos de idade de Cross achou-os inestimáveis. “Francamente, você poderia dirigir pela rua e ouvir a televisão dela ou bater na porta e ela não ouviria você”, disse ele. “Ela tinha destreza e visão limitadas – e não usava aparelhos auditivos porque não podia trocar a bateria”.
Ele colocou os aparelhos auditivos recarregáveis e manteve um carregador extra em seu escritório, para que ela não tivesse que viver sem os aparelhos auditivos se ocorresse um problema.
“Isso mudou totalmente a vida dela”, disse ele, “e deu tranqüilidade à família dela.”
Desvantagens das baterias recarregáveis
Mas nem todo mundo é adequado para usar tecnologia auditiva recarregável
“Na maioria das vezes, é muito simples e básico”, disse Cross, “mas algumas pessoas podem não pensar além da rotina e do processo normal (como falta de energia ou se os netos acidentalmente desconectam a unidade de carregamento). Alguém com um estilo de vida altamente ativo pode precisar de acesso imediato e não ter tempo para recarregar as baterias ”, acrescentou. “Nessas situações, é muito mais fácil colocar um novo conjunto de baterias”.
Outras desvantagens incluem:
- Falta de controle do usuário
“Em muitos aparelhos auditivos recarregáveis, a bateria está embutida no aparelho e o usuário não pode removê-la”, disse ele. “Se acontecer que a bateria precise ser substituída, você normalmente fica com um tempo sem seus aparelhos auditivos. Isso pode ser inconveniente, porque mesmo um aparelho emprestado não possui suas configurações específicas. ”
- Dependência de uma unidade de carregamento
“A bateria precisa ser recarregada todos os dias”, disse Cross. “Se você interromper o ciclo de carga e assumir que suas baterias estão carregadas e totalmente funcionais e depois no seu dia a dia, um de seus aparelhos poderá parar de funcionar. Você também precisa lidar com o que acontece se você esquecer o carregador, ele parar de funcionar ou o cabo ficar danificado. A maioria das pessoas não carrega um carregador extra com elas.”
- Custo adicional
Ao contrário da crença popular, os aparelhos auditivos recarregáveis não são mais baratos que os aparelhos tradicionais. Cross disse que, embora cada centro auditivo defina suas próprias políticas, o custo da unidade de carregamento, e o custo da substituição de baterias normalmente não são incluídos no preço dos aparelhos auditivos.
- Menos estilos de aparelho auditivo para escolher
A maioria dos aparelhos auditivos recarregáveis é usada atrás da orelha. Se você estiver interessado em modelos menores que se encaixam completamente no ouvido, provavelmente não usará baterias recarregáveis.
- Durabilidade das baterias recarregáveis
Assim como qualquer outro modelo de bateria recarregável, como ainda é uma tecnologia recente, ainda não existe uma garantia exata de quanto tempo ou quantas recargas essas baterias suportarão.
Aparelhos auditivos recarregáveis estão ficando populares
Cross prevê que os aparelhos auditivos recarregáveis se tornarão ainda mais comuns à medida que a qualidade do som, a eficiência da bateria continuar a melhorar.
“Ao longo de 35 anos, eu vi a recarga como um meio de atrair pessoas para o mercado de aparelhos auditivos”, disse ele. “Ele ressurge a cada sete anos mais ou menos como algo novo e novo e depois desaparece. Esta última onda se tornou mais um pilar. A atual geração de tecnologia chegou perto de atender às solicitações dos consumidores, é por isso que acho que ela se normalizará no futuro. ”
Seus pacientes que usam aparelhos auditivos recarregáveis “gostam deles e se sentem confortáveis com eles. Eles os pegaram por um motivo – disse Cross. “Eles eram apropriados para eles e atendiam às necessidades que eles têm.”
Ficou interessado?
Obviamente, existem muitos outros fatores a serem considerados ao comprar um aparelho auditivo, por isso é importante conversar com uma fonoaudióloga sobre o melhor aparelho auditivo para você – o que pode ou não ser com baterias recarregáveis. Se quiser conhecer modelos de aparelhos auditivos recarregáveis entre em contato conosco.